segunda-feira, 13 de abril de 2009

Entrevista com o coordenador do DCE/UFMS, Artur D'amico

Artur D'amico, militante da UJS e coordenador geral do DCE da UFMS, em um bate papo nos corredores da universidade, explica as novidades do 51° Congresso da UNE e a participação da juventude sul-mato-grossense neste processo.
Confira na íntegra a entrevista!



1.Artur, quais são as novidades que o 51° Congresso da UNE apresenta nesta edição?

A novidade para este 51° Congresso da UNE é a participação dos estudantes da EAD (Educação Aberta e à Distância). A eleição dos delegados(as) de ensino à distância será realizada com base no número total de estudantes matriculados
no estado de cada IES, independente desta ser multi-pólo, ou estar presente em apenas um município.O processo eleitoral nas IES de ensino à distância, será organizado exclusivamente por comissão de estudantes desta modalidade de ensino.


2.Como será a participação do DCE da UFMS neste processo?


O DCE da UFMS conduzirá o processo da eleição dos delegados em toda a Universidade; lembrando que 1000 alunos matriculados equilavem a 1 delegado. Essa proporção é de acordo com o número de acadêmicos matriculados por município. O Diretório é responsável por publicisar o regimento do 51º CONUNE, elaborar o edital contendo os dias de campanha e também da eleição, além da missão de contribuir para a maior mobilização já vista em Congressos da UNE.


3.O movimento DA UNIDADE VAI NASCER A NOVIDADE vem discutindo e debatendo os rumos do M.E em todo o Brasil. Como está a formação desta frente em Mato Grosso do Sul?


Assim como nos outros estados, em Mato Grosso do Sul o Movimento "Da unidade vai nascer a novidade" vem ganhando força desde o 12º Coneb, quando a tese foi apresentada ao conjunto do Movimento Estudantil. De lá pra cá o nosso movimento conseguiu agregar cada vez mais adéptos, seja pela sua organização e também pelo conjunto de idéias que conseguem enxergar as principais reinvindicações do Movimento Estudantil.

4.Quais são as propostas do movimento DA UNIDADE VAI NASCER A NOVIDADE que você destacaria como relevantes para a realidade sul-mato-grossense?

Eu creio que o conjunto da tese "Da unidade vai nascer a novidade" é relevante tanto para o Mato Grosso do Sul como o é para todo Brasil. Porém, destaco duas propostas que são bandeiras históricas do M.E no nosso estado: paridade nas eleições para reitor (IES públicas) e uma assistência estudantil que possa atentender a demanda dos acadêmicos.

Nenhum comentário: