terça-feira, 22 de junho de 2010

Juventude Guaicuru marca presença no 15° Congresso Nacional da UJS

No período de 17 a 20 de junho, jovens socialistas de Mato Grosso do Sul partiram da capital, Campo Grande, rumo à cidade de Salvador, palco do 15° congresso nacional da UJS. A delegação do estado foi marcada pela diversidade das frentes; representantes do movimento universitário, cultura, jovens cientistas e jovens trabalhadores participaram dos debates e gt's afim de construir a plataforma de ações da UJS para o próximo biênio.



A novidade deste ano deu-se na composição da direção nacional. 2000 delegados elegeram, por unanimidade, o nome de André Tokarski para presidir a entidade, e aprovaram a ampliação dos membros dirigentes. O presidente estadual Waldely Vaneli, fará parte do pleno, uma medida que diminui as desigualdades regionais.


Durante os quatro dias de congresso, os temas educação, cultura, PPJ, igualdade racial, fim da homofobia e da violência contra a mulher, foram debatidos pela militância e convidados, que contribuíram acrescentando ou retirando emendas nas linhas gerais da tese do 15° Congresso Nacional.

A campanha - até agora vitoriosa -dos estudantes brasileiros, do 50% do fundo do pré sal para a educação, foi também incorporada na pauta de reivindicações dos militantes da UJS, que através da UNE e UBES protagonizaram este importante avanço para a juventude brasileira.




O sentimento de otimismo pôde ser sentido em cada ato do congresso. A abertura dos trabalhos da plenária final, foi ritmada pelo som do grupo Bankoma, que batucou o hino nacional. O plenário, todo em verde e amarelo, fez jus ao lema do congresso "Pra ser muito mais Brasil", e aprovou por aclamação, Dilma como a candidata da UJS a presidente da república.

Nenhum comentário: