terça-feira, 1 de junho de 2010

12° Congresso da UJS/MS é marcado pela diversidade e ampliação.


Sábado, dia 29, os militantes da juventude guaicuru, reuniram-se para o 12° Congresso da UJS/MS e 4° Congresso da Capital, Campo Grande. Cerca de 80 jovens - das mais variadas frentes de atuação da entidade - compareceram ao congresso, para debater as principais demandas da juventude do estado do pantanal, compor a nova direção e traçar os desafios do próximo período.

O ato político teve a participação de importantes nomes da política regional, o deputado federal e pré- candidato ao senado Dagoberto Nogueira (PDT), o pré – candidato a deputado federal Moacir de Abreu (PCdoB), Walber Nolesco, representando o pré – candidato ao Governo Zeca do PT, Anderson Ribeiro, presidente da UEE/MS, Thiago Custódio, diretor nacional da ANPG e Robson de Souza, coordenador geral do DCE/UFMS. Representantes do movimento estudantil também marcaram presença no grandioso congresso. Artur D’amico, vice UNE MS/MT, Francisco Edson, diretor do DCE/UEMS, Eres Junior, diretor do DCE/UCDB.



Os debates acerca da tese “Pra ser muito mais Brasil” foram conduzidos por Waldely Vaneli, que foi reconduzido à presidência da entidade, e Thiago Custódio, que também compõe a executiva da UJS/MS. Através das análises de conjuntura nacional e estadual, a militância pode rememorar as lutas travadas nos últimos anos, e as perspectivas apontadas para a continuidade da política defendida pela entidade. “O modelo político defendido pelo atual governador , do desenvolvimento a qualquer custo, sem se preocupar com o social e o desenvolvimento sustentável, representa um atraso. Precisamos retomar o crescimento do estado com as devidas preocupações, e garantir que assim como o país cresce, Mato Grosso do Sul, através da luta e protagonismo da juventude, possa avançar.” Afirma Vaneli.

A composição da direção estadual reflete a nova fase que a entidade vivencia no estado. Novos canais de diálogo com a juventude, foram abertos ao consolidar importantes frentes como, os jovens trabalhadores do campo e urbano, LGBTT, movimento universitário e cultural.
A capital seguiu no mesmo movimento. Pintada com as cores da inovação, a direção municipal, pela primeira vez, tem a frente uma mulher como presidente, a jornalista Rafaela Muniz. “O desafio desta nova direção, passa pela consolidação de uma UJS municipal forte, mais atuante e com identidade própria. Dar continuidade nas lutas já iniciadas, como o movimento pelo passe livre para todos e a ampliação dos jovens secundaristas, serão prioridade para os dirigentes.” Pontua Rafaela.


Ao término do congresso, toda militância partiu para o 2° Sarau Vermelho, organizado por integrantes do CUCA PANTANAL. O grupo Tracajás, formado por estudantes da UFMS, deu o ritmo da festa com o melhor do samba e MPB, logo após, o comediante Stand Up Juninho Patrício, filiado à UJS, deu continuidade a confraternização dos dos jovens socialistas.


De Campo Grande,
Rafaela Muniz
Presidente da UJS/CG e Secretária de Comunicação UJS/MS

Nenhum comentário: