quarta-feira, 22 de julho de 2009

Bancada de MATO GROSSO DO SUL marca presença no 51° Congresso da UNE


Com muita irreverência e ousadia, a expressiva bancada de Mato Grosso do Sul chegou a Brasília na manhã de quarta – feira, dia 15, para participar do 51° Congresso da UNE, o congresso mais representativo da história. Depois de 19 horas de viagem, o cansaço não abateu a aguerrida galera do movimento “Da Unidade Vai Nascer a Novidade”, que ao passar pelos corredores da UNB, apelidados de ‘Minhocão’, chamava atenção pelas palavras de ordem e por levarem em mãos a guampa de tereré: “A unidade é guaicuru a novidade é mato grosso do sul.”
A bancada foi composta por delegados, suplentes e observadores das três universidades da capital, UNIDERP, FES, UFMS, e as IES do interior, UEMS e UFMS de Paranaíba, UNIGRAN e UEMS de Dourados, FINAV de Navirai, UFMS de Corumbá e UEMS de Amambaí, demonstrando assim, a representatividade que o estado de Mato Grosso do Sul teve pela primeira vez em um Congresso da UNE. Toda delegação totalizou em 75 universitários.
Na manhã de quinta-feira, dia 16, cerca de 3 mil estudantes, entre eles, a bancada de MS, aguardavam ansiosamente a chegada do presidente Lula no 1° Encontro Nacional dos Bolsistas do ProUNI, evento que integrava a programação do Congresso. Ao entrar, Lula foi ovacionado pelos estudantes que o saudavam com as palavras: “Lula guerreiro do povo brasileiro”. Uma das reivindicações dos estudantes, apresentadas ao presidente pela Lúcia Stumpf, presidente da UNE na gestão cessante, consiste na ampliação das vagas do ProUNI. Na ocasião, Gialyson Corrêa, militante da UJS/MS e delegado pela UNIDERP, onde é bolsista do ProUNI, concedeu uma entrevista que pode ser lida em portal vermelho: www.vermelho.org.br

Em seguida, todos seguiram em direção à catedral de Brasília para se juntar as centrais sindicais, movimentos sociais, petroleiros e professores na grandiosa passeata contra a CPI instalada no congresso, e em defesa da Petrobrás. Aproximadamente 10 mil pessoas participaram da caminhada. Para Waldely Vaneli, presidente da UJS/MS este é um momento histórico para a militância, “acredito que cada militante da UJS/MS após participar desse momento volta para sua casa, acreditando que através de mobilizações como essa, podemos mudar a realidade, fortalecendo a nossa luta cotidiana no Estado.”
Ao todo, 25 debates de diferentes temáticas integraram a programação do CONUNE. Francisco, mais conhecido como Kiko, estudante da UEMS de Amambaí e militante LGBTT, participou do grupo de discussão contra homofobia, e afirma que saiu da reunião decidido a seguir lutando, “eu olhava ao redor e percebia que tinha milhões de pessoas que pensam e lutam pelas mesmas causas que eu”, neste sentido, Kiko relata sobre o papel fundamental dos delegados no congresso, “não posso deixar de participar das atividades do CONUNE, estou aqui representando todos os universitários da unidade onde estudo”.

Os quatro dias em Brasília foram permeados por discussões, plenárias e reuniões na UNB, realizadas pelas várias forças políticas e grupos independentes que participaram do congresso. Ao contrário do que alguns poucos dizem, não sobrou tempo hábil para o ócio.
Na plenária final, a chapa defendida pela bancada sul-mato-grossenses, ficou com a maioria dos votos, elegendo Augusto Chagas com 72%, o novo presidente da UNE. Augusto é militante da UJS e ex- presidente da UEE/SP.

Nenhum comentário: