terça-feira, 31 de março de 2009

UJS/MS PARTICIPA DA CRIAÇÃO DA FRENTE PARLAMENTAR DE JUVENTUDE


No intuito de discutir a criação de uma frente parlamentar de juventude, a UJS/MS esteve presente nesta segunda feira, dia 30, na assembléia legislativa em conjunto com representantes de outras entidades para avaliar a proposta feita pelo Deputado Estadual Paulo Duarte – PT que vai apresentar o projeto ao legislativo.
A entidade foi representada pelo quadros da executiva estadual, Waldely Vaneli, presidente estadual, Thiago Custódio, secretário de formação, Artur D’amico, coordenador do DCE/UFMS e Robson Souza coordenador do Coletivo Universitário. A coordenadoria Municipal de Juventude de Aquidauana, a coordenadoria do Fórum de Gestores de Políticas Públicas para a Juventude, o Conselho Municipal de Juventude de Campo Grande também participaram do evento.
A criação da frente parlamentar de juventude consiste na ampliação dos espaços de discussão referentes à juventude no Estado, já que, de maneira geral, é um setor que sofre com várias dificuldades.
Para Waldely Vaneli a UJS/MS deve estar a frente desta empreitada. “Participamos e estimulamos a criação da frente parlamentar por ser mais um espaço de diálogo da juventude. Assim, as proposições e reivindicações podem virar de fato política de Estado, pois os espaços institucionais de juventude em Mato Grosso do Sul são frágeis ou inexistentes. A frente vem para ser este instrumento de referência as implementações de política públicas de juventude.”
A UJS vive um momento significativo em Mato Grosso do Sul, pois pela primeira vez elegeu um coordenador para o DCE da maior universidade do Estado, a UFMS, além de tornar-se referência quando o assunto é militância e organização.
“A UJS/MS vem a cada dia se organizando mais. Estamos nos grêmios, no movimento hip hop, cultural e nas universidades debatendo e colocando no cotidiano da juventude um papel de protagonismo, tornando-se agentes participativos da sociedade. A militância da UJS caracteriza- se pela rebeldia e a consciência política revolucionária fatores que nos coloca na responsabilidade de sempre lutar na ampliação dos espaços de diálogo da juventude, desde a organização social como as formas institucionais.” relata Vaneli.

De Campo Grande – MS
Rafaela Muniz

Nenhum comentário: