segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Mato Grosso do Sul marcou presença no 1° Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas




1° Encontro de Blogueirros Progressistas reuniu em São Paulo, mais de 3OO pessoas, neste final de semana, em São Paulo. Representando a UJS/MS e o blog Turma da Dilma MS, Rafaela Muniz acompanhou os debates, fortalecendo a frente de comunicadores da entidade. Segue abaixo, texto publicado no portal Vermelho


Evento reuniu mais de 300 pessoas, vindas de todo o país. A UJS marcou presença com sua Frente de Jovens Comunicadores.

Blogueiros de todo o Brasil se reuniram durante o último final de semana no 1º Encontro de Blogueiros Progressistas em São Paulo para trocar ideias e informações sobre a produção de conteúdo alternativo à grande mídia. Foram exatamente 330 inscritos, vindos de 19 regiões do país, que puderam falar de suas experiências na web.

Como resolução, os participantes do Encontro aprovaram uma carta de princípios que, entre outras propostas, definiu o termo “Progressistas” como parte do nome da atividade, além de garantir o caráter suprapartidário, marcar posição contra a censura e defender a neutralidade da internet. O texto ainda contempla apoio à regulamentação dos artigos da Constituição Federal que tratam dos meios de comunicação no país e de incentivo a estruturas de financiamento para produtores autônomos.

A segunda edição do Encontro também foi decidida em conjunto pelos blogueiros - ainda sem data e local definidos -, juntamente com a realização de reuniões locais e regionais. Outros termos aprovados foram as moções de apoio e de solidariedade a jornalistas e comunicadores.

Marcando presença no 1º Encontro, a UJS aproveitou a oportunidade para dar o primeiro passo na organização de sua Frente de Jovens Comunicadores. Para tanto, estamos mapeando todos os blogueiros militantes da entidade, recebendo informações por meio de um cadastro. O preenchimento é importante para a construção de estratégias eficientes de comunicação e fortalecimento da juventude, alinhando-as às principais demandas de nossas mobilizações. A diretora responsável pela Frente, Luana Bonone, esteve no Encontro e conta detalhes da participação da UJS no evento.

Que contribuições a Frente de Jovens Comunicadores apresentaram no Encontro e no que ela pode contribuir daqui para frente?

Os militantes da UJS presentes ao 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas conseguiram deixar a marca da juventude socialista no encontro. Com muita amplitude e politicamente antenados à natureza do encontro, a UJS distribuiu material com algumas opiniões e apresentou moção, aprovada pela plenária do encontro, pelo encaminhamento de uma PEC da Banda Larga, que inclua o direito à internet Banda Larga à população brasileira na Constituição Federal (no capítulo 5, que trata da comunicação).

Aprovada a moção, o próximo passo é uma grande campanha envolvendo a juventude e os lutadores pela democratização da comunicação em todo o país pela universalização da Banda Larga de qualidade. Para encaminhar esta proposta, a UJS convidou todos os jovens presentes ao encontro, e organizou um encontro da juventude blogueira, que se autodenominou "jblog".

O que você destacaria na programação do evento?

O encontro contou com mesas muito ricas, compostas pelos blogueiros de maior referência ao campo progressista no país (Paulo Henrique Amorim, Rodrigo Vianna, Luiz Carlos Azenha, Conceição Lemes, Luis Nassif, Altamiro Borges, Emir Sader, entre outros). Foi realizado também um momento de oficina, indicando formas de buscar financiamento, de se resguardar juridicamente e também apresentando possibilidades tecnológicas e de interação das redes sociais. Entretanto, o principal momento foi mesmo os grupos de discussão, onde cada blogueiro e cada blogueira puderam se apresentar e expor suas ideias de como articular melhor a ação dos midialivrisats em todo o país.

Quais os próximos passos da Frente de Comunicadores a partir de agora?


O próximo passo é iniciar pelo Twitter e outras redes sociais uma grande campanha em defesa do encaminhamento e aprovação de uma PEC da Banda Larga e participar ativamente dos conselhos estaduais de organização do encontro dos blogueiros progressistas, que estão se constituindo em cada estado.

Com informações do Portal Vermelho.

Um comentário:

Edemar Motta disse...

Rafaela, muito boa sua reportagem sobre o Encontro. Parece que estou de novo lá. Parabéns.