segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

UNE de volta para casa - 3 anos

01 de fevereiro de 2010 completa 3 anos da ocupação dos estudantes no terreno pertencente à UNE - União Nacional dos Estudantes, na Praia do Flamengo.
A ocupação

Reunindo milhares de estudantes de todos os estados do país, a culturata da UNE, tradicional manifestação político-cultural, que encerrou a 5ª Bienal da UNE, levou para as ruas do Rio de Janeiro, a memória, o protesto e a reconquista do endereço tirado à força pelo regime de terror, em 1964.

A concentração aconteceu nos Arcos da Lapa, onde bandeiras foram distribuídas e uma grande faixa dependurada. Embalados pela banda afro-carioca Orum Milá, cerca de 10 mil estudantes percorreram as ruas da cidade, relembrando canções da época da resistência ao golpe. Esse vigoroso protesto de 01 fevereiro de 2007, iniciou também, a jornada do CUCA da UNE, na luta pelo investimento de 2% do PIB na cultura e deu início à jornada pela democratização dos meios de comunicação.

Seguindo o percurso rumo à Praia do Flamengo, 132, os estudantes entoavam palavras de ordem e canções que rememoravam a época de resistência à perseguição sofrida pela UNE. No memorial Getúlio Vargas, um dos marcos do museu da República, o ponto de cultura Tá na Rua, grupo teatral do Rio, encenou momentos que marcaram o período, como a morte de Edson Luís, estudante secundarista morto, em 1968.

A chegada da multidão no endereço histórico, foi repleta de calor, tanto dos que participavam, quanto dos que assistiam de longe ou do alto dos prédios ao redor. Moradores tradicionais e antigos vizinhos da região do Flamengo se misturavam aos milhares de estudantes e celebravam a chagada da vizinha UNE, que deixara mais de quatro décadas de saudade.

A partir de então, muitos personagens voltaram a fazer parte daquele endereço. Hoje, a Praia do Flamengo, 132, abriga o espaço do CUCA do Rio de Janeiro e aguarda o início das obras de reconstrução da sede da UNE. Ela abrigará um centro cultural e será novamente um patrimônio de todos os brasileiros.

Assita ao vídeo da CULTURATA


Leia mais em http://agendacuca.blogspot.com/2010/02/une-de-volta-para-casa-3-anos.html

Nenhum comentário: