sexta-feira, 19 de junho de 2009

Chapa “Da Unidade” vence na Federal do Mato Grosso do Sul


Através da disputa entre as chapas “Da Unidade Vai Nascer a Novidade” - encabeçada pela UJS e composta por acadêmicos de todos os centros da universidade - e a chapa “A UNE é para lutar”, ligada à corrente Articulação de Esquerda - PT, os estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS escolherem os representantes para o 51° Congresso da UNE, nesta quarta – feira, dia 17.
A votação aconteceu durante dia inteiro na universidade, finalizando às 20 horas com um resultado expressivo nas urnas - ao todo, 699 alunos votaram, 30 deles nulos e brancos. A chapa “Da Unidade” obteve 595 votos, totalizando em 5 delegados e “A UNE é para lutar” 74 votos, 1 delegado.

O movimento “Da Unidade Vai Nascer a Novidade” em Mato Grosso do Sul é amplamente composto por várias lideranças estudantis e conseguiu aglutinar os principais DCEs da capital, Campo Grande, fazendo juz ao nome.

Nesta fase final, o movimento reunirá seus militantes e delegados para debater a tese todos os finais de semana. “É a primeira vez que Mato Grosso do Sul organiza uma grande bancada em torno de um movimento. Movimento expressivo não apenas em números, mas também em discussão política em defesa da luta dos estudantes”, relata Rafaela Muniz, coordenadora do movimento em MS.

Um comentário:

Thiago Oliveira Custódio disse...

No processo de tiragem de delegados para o 51º Congresso da UNE a UJS Terror Guaicuru demonstrou nítida capacidade de 1) estabelecer uma linha política ampla e radical capaz de dialogar com as mais distintas concepções políticas sem por isso abrir mão da substância de seu pensamento; 2) A histórica e já evidente capacidade de organização que se desdobrou em uma tática eficiente para todo o interior, inclusive com expressiva colaboração da direção nacional, provando mais uma vez, que é a juventude que possui o projeto de nação, não se repartindo em unidades confederadas; 3) A capacidade de conquistar mentes e corações com sua plataforma política, acumulando forças, e aumentando expressivamente as fileiras de sua militância. Cabe aqui uma sugestão. Acredito que a UJS deveria entrevistar esses novos militantes com tema "Por eu vim pra UJS" e essas entrevistas deveriam ir para o youtube para o blog.