quinta-feira, 14 de agosto de 2008

UJS ENTREGA CARTA DE APOIO Á OCUPAÇÃO DA REITORIA DA UFMS




Desde a quinta – feira, dia 7, os estudantes da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ocuparam a frente da reitoria da universidade, a manifestação vêem após a reunião do COUN (Conselho Universitário), onde sem a participação dos estudantes ficou decidido que a eleição para reitor não será pelo voto paritário. Cerca de 65 alunos permanecem acampados em frente a reitoria.
O processo eleitoral está em discussão há um semestre, sendo uma vez cancelada pela Justiça por irregularidades encontradas no Conselho Universitário. As medidas autoritárias adotadas pelo atual reitor Manoel Peró, têm gerado um confronto direto com os estudantes, já que no dia primeiro dia da ocupação os alunos foram agredidos pelos seguranças.
Definiu-se que a consulta informal será no dia 25 de Agosto, um dia antes do feriado que comemora o aniversário de Campo Grande, o que não agrada aos acadêmicos que temem não ter participação expressiva dos estudantes.
O movimento recebeu apoio de várias entidades, inclusive no PCdoB/MS, que em uma moção entregue aos estudantes manifesta sua defesa ao movimento estudantil.
A militância da União da Juventude Socialista – UJS também está presente na ocupação, o coletivo da entidade participa na linha de frente das conversações com o reitor. Segundo o coordenador do coletivo e secretário de formação da UJS Thiago Custódio este é um momento histórico da universidade “Nós, estudantes, estamos na luta pela ampliação da democracia na Universidade, neste sentido, vamos permanecer na ocupação até que objetivo seja conquistado.”

Segue na íntegra a moção de apoio da UJS


União da Juventude Socialista/MS


Moção de apoio a ocupação da reitoria da UFMS

A União da Juventude Socialista/MS declara apoio aos estudantes que ocupam a reitoria da UFMS, a luta pelas ampliações democráticas na universidade, a melhoria nas condições de ensino e todas as demais bandeiras defendidas pelo movimento, tem toda a nossa solidariedade.
É com todo o entusiasmo que lançamos essa moção, por entender que as reivindicações dos estudantes são justas e que caminham para a construção de uma universidade mais democrática.



Saudações Socialistas

Campo Grande, 11 de Agosto de 2008.

Waldely Vaneli –
Presidente Estadual da UJS/MS.

Nenhum comentário: