
Os movimentos de juventude das forças populares de Mato Grosso do Sul estão protagonizando um importante papel no debate eleitoral de 2010. Integrando este coletivo, a UJS/MS, têm participado ativamente da luta, rumo à vitória, para eleger Zeca do PT, governador do Estado. Fazem parte do coletivo de juventude, entidades estudantis, movimentos sociais e as juventudes partidárias da coligação “A força do Povo”.
Dos avanços obtidos nos 8 anos do governo Zeca – 1998-2006 – um deles, em especial, correspondeu às demandas dos jovens sul-mato-grossenses; a criação da secretaria de juventude foi fundamental para a implantação de políticas públicas. O cursinho popular, por exemplo, oportunizou a chegada de jovens de baixa renda à universidade. A retomada destas ações estimulam a campanha "Volta Zeca".
Segundo o Presidente Estadual da UJS/MS, Waldely Vaneli, eleger Zeca, representa a mudança que o Estado necessita; ‘’No governo Zeca do PT teve maior participação dos movimentos sociais nas decisões do governo. Precisamos restabelecer o diálogo e fortalecer a participação popular. Zeca diversificou a economia no Estado e estimulou o desenvolvimento com preocupação social e ambiental. A volta do governo popular representa a retomada destas ações e o aprofundamento nas mudanças, aliado ao governo Lula.
O coletivo de juventude, além de debater o plano de governo do candidato e as propostas relativas à PPJ, têm se dedicado a construir atividades com os diversos segmentos de juventude do Estado. Reuniões, rodas de tereré, atividades culturais, levarão Zeca do PT ao anseio e expectativas da juventude guaicuru.
Leia Mais…